Política Nacional de Inteligência Artificial

Autores

Palavras-chave:

inteligência artificial, governança, infraestrutura, p&D i, ética

Resumo

Este estudo analisa a Política Nacional de Inteligência Artificial na Colômbia e como ela evoluiu para um marco específico destinado à adoção responsável da IA. Com base em documentos oficiais, verifica-se que a política transitou de estratégias de exploração de Big Data (CONPES 3920) para um programa abrangente com ênfase em ética, governança, infraestrutura, P&D+i, desenvolvimento de talentos e mitigação de riscos. São comparadas duas políticas nacionais (CONPES 3975, de 2019, e CONPES 4144, de 2025), destacando que esta última aumenta significativamente os investimentos, estende o horizonte temporal até 2030 e define mecanismos claros para garantir transparência, responsabilidade e benefícios sociais. A proposta ressalta a importância de alinhar as iniciativas governamentais com padrões internacionais e de impulsionar a transformação digital como motor da competitividade e do desenvolvimento inclusivo.

Biografia do Autor

José Fernando Valencia Grajales, Universidad Autónoma Latinoamericana

Docente investigador Universidad Autónoma Latinoamericana (UNAULA). Abogado Universidad de Antioquia, Politólogo Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín, Especialista en Cultura Política: Pedagogía de los Derechos Humanos, Universidad Autónoma Latinoamericana (UNAULA), Magíster en Estudios Urbano Regionales de la Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín, estudiante del doctorado en conocimiento y cultura en América Latina Ipecal (Instituto Pensamiento y Cultura en América Latina, A.C.).

Mayda Soraya Marín Galeano, Universidad de Antioquia

Profesora asociada de la Universidad de Antioquia (UDEA), miembro del grupo de investigación Estado de Derecho y Justicias, en la línea de investigación Público – Privado. Abogada y Socióloga de la Universidad de Antioquia, Doctora y Magíster en Derecho Procesal de la Universidad de Medellín.

Referências

Congreso de la República (2023) LEY 2294 de 2023. por la cual se expide el Plan Nacional de Desarrollo 2022-2026. Colombia, potencia mundial de la vida. Departamento Nacional de Planeación. colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Prensa/Publicaciones/plan-nacional-de-desarrollo-2022-2026-colombia-potencia-mundial-de-la-vida.pdf

CONPES, Consejo Nacional de Política Económica y Social (2025) CONPES 4144 de 2025. Política Nacional de Inteligencia Artificial. Consejo Nacional de Política Económica y Social. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Conpes/Econ%C3%B3micos/4144.pdf

CONPES, Consejo Nacional de Política Económica y Social (2020) CONPES 3995 de 2020. Política Nacional de Confianza y Seguridad Digital. Consejo Nacional de Política Económica y Social. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Conpes/Econ%C3%B3micos/4144.pdf

CONPES, Consejo Nacional de Política Económica y Social (2019) Política Nacional de Transformación Digital e Inteligencia Artificial CONPES 3975 de 2019. Consejo Nacional de Política Económica y Social. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Conpes/Econ%C3%B3micos/3975.pdf

CONPES, Consejo Nacional de Política Económica y Social (2018) Política Nacional de Explotación de Datos (BIG DATA). Consejo Nacional de Política Económica y Social. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Conpes/Econ%C3%B3micos/3920.pdf

Minciencias. (2021) Marco Ético para la IA. Ministerio de la Ciencia, Tecnología e Innovación. minciencias.gov.co/sites/default/files/marco-etico-ia-colombia-2021.pdf

Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones, (MinTIC). (2022). Resolución 460 de 2022, Plan Nacional de Infraestructura de Datos (PNID) y la Hoja de Ruta. MinTIC. articles-198952_resolucion_00460_2022.pdf

Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones, (MinTIC). (2024). Estrategia Nacional Digital 2023–2026. https://www.mintic.gov.co/portal/715/articles-334120_recurso_1.pdf.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2014a). OECD Reviews of Innovation Policy: Colombia 2014.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2014b). OECD Reviews of Innovation Policy: Colombia 2014. In OECD Reviews of Innovation Policy. OECD Publishing, Paris. doi:http://dx.doi.org/10.1787/9789264204638-en

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2016). New Markets and New Jobs.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2017). OECD Digital Economy Outlook 2017.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2019a). Going Digital in Colombia.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2019b). Going Digital: Shaping Policies, Improving Lives. Paris: OECD Publishing.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2019c). Recommendation of the Council on Artificial Intelligence. Obtenido de https://legalinstruments.oecd.org/en/instruments/OECD-LEGAL-0449

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2019d). Recommendation of the Council on Artificial Intelligence. Obtenido de https://legalinstruments.oecd.org/en/instruments/OECD-LEGAL-0449

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico - OCDE. (2019e). Vectors of Digital Transformation. OCDE.

UNESCO. (2021) Recomendación sobre la ética de la inteligencia artificial. SHS/BIO/PI/2021/1. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137_spa

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Valencia Grajales, J. F., Marín Galeano, M. S., & Ortiz-Clavijo, L. F. (2025). Política Nacional de Inteligência Artificial. Ratio Juris UNAULA, 20(40). Recuperado de https://publicaciones.unaula.edu.co/index.php/ratiojuris/article/view/1185

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)