Aspectos pessoais que compõem a liderança social: uma perspectiva interpretativa
DOI:
https://doi.org/10.24142/raju.v15n31a4Palavras-chave:
liderança social, integridade, âmbito social, legitimidade, perspectiva transformacionalResumo
Este artigo relata os resultados da interpretação e compreensão de entrevistas semiestruturadas realizadas com líderes sociais alunos do Programa de Serviço Social da Uniclaretiana, a fim de desvelar os significados que se têm a respeito dos aspectos pessoais que determinam o desenvolvimento de lideranças na esfera social. Esses resultados foram configurados qualitativamente de forma dedutiva e indutiva a partir da análise de redes semânticas, famílias e códigos emergentes, utilizando o software ATLAS.ti 7.0 (Muhr y Friese, 2004), com amostra não probabilística. Em relação aos achados mais destacados, identificou- se que a integridade passa a ser o eixo central na personalidade de um líder social, e que daí decorrem características e traços inerentes, tais como: ser ético, ser consistente entre o que é. pensa, sente e faz, a transparência com que atua, a vocação como motor que impulsiona suas ações, sendo empático, este último aspecto do qual deriva a capacidade de ser assertivo e escutar ativamente. Das conclusões mais relevantes, refere-se que: a) dentro dos aspectos pessoais um dos mais importantes é que a Integridade, como categoria transversal, condensa outros aspectos que permitem ao líder ser congruente com a sua vocação e propósito vital e também o proporciona a legitimidade com suas comunidades e b) a das teorias que permitem a compreensão da liderança social no contexto da pesquisa é a da Liderança Servidora e, em menor medida, a perspectiva Transformacional.
Referências
Cadena, O., Gallo, M. & Perea, Y. (2019). Aproximación conceptual al liderazgo en el ámbito social. Revista Humanismo y Sociedad, 7(2), 54-68. http://fer.uniremington.edu.co/ojs/index.php/RHS/article/view/367
Cepal. (2016). Panorama social de América Latina 2015. Cepal. https://www.cepal.org/es/publicaciones/39965-panorama-social-america-latina-2015
DANE. (2018). Pobreza multidimensional en Colombia. Bolteín Técnico. https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/condiciones_vida/pobreza/2018/bt_pobreza_multidimensional_18.pdf
Deusdad, B. (2003). El concepto de liderazgo político carismático: populismo e identidades. Opción, 19(41), 9-35. https://www.redalyc.org/pdf/310/31004101.pdf
Díaz-Bravo, L., Torruco-García, U., Martínez-Hernández, M. &
Varela-Ruiz, M. (2013). La entrevista, recurso flexible y dinámico. Investigación en Educación Médica, 2(7), 162-167. https://doi.org/10.1016/s2007-5057(13)72706-6
Espinosa, J. C. & Esguerra, G. A. (2017). Liderazgo servidor, conceptualización, desarrollo e implicaciones para la investigación. Revista Espacios, 38(9), 21. http://www.revistaespacios.com/a17v38n09/a17v38n09p21.pdf
Esquirol, J. (2006). La humildad y la mirada (o la dimensión cognitiva de la humildad). En El respeto o la mirada atenta. Una ética para la ciencia y tecnología (pp. 56-57). Gedisa.
Fernández-Fonseca, E. & Cardona-Sánchez, F. (2017). Los pliegues del liderazgo social y comunitario. Jangwa Pana, 16(2), 197. https://doi.org/10.21676/16574923.2133
Foucault, M. (1992). El orden del discurso. Letra E.
Freire, P. (1987). Pedagogía del oprimido. Siglo xxi.
Galeano Marín, M. E. (2004). Estrategias de investigación social cualitativa: el giro en la mirada. La Carreta.
Galtung, J. (1969). Violence, peace, and peace research. Journal of Peace Research, 6(3), 167-191. https://doi.org/10.1177/002234336900600301
Giménez, G. (2005). Territorio e identidad. Breve introducción a la geografía cultural. Trayectorias, 7(17), 8-24. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=60722197004
González Radío, V. (2006). El liderazgo social. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 13(11-12), 23-42. http://hdl.handle.net/2183/7039
González, O., González, O. Ríos, G. & León, J. (2013). Características del liderazgo transformacional presentes en un grupo de docentes universitario. Telos, 15(3),355-371. http://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/2178
Greenleaf, R. K. (2008). Who is the servant-leader? The Servant As Leader. Greenleaf Center for Servant Leadership
Gutierrez, A. (2018). La experiencia de la persona, en el pensamiento de Edith Stein. Thémata Editorial.
Hall, S. (1997). The work of representation. En Representation: Cultural Representations and Signifying Practices (pp.13-75). SAGE Publications.
Horrach Miralles, J. (2009). Sobre el concepto de ciudadanía: historia y modelos. Factótum: Revista de Filosofía, 6, 1-22. http://www.revistafactotum.com/revista/f_6/articulos/Factotum_6_1_JA_Horrach.pdf
Madrid Hincapié, J. M. (2013). La vulnerabilidad social. ¿Un discurso que busca superarla y una práctica que apuesta por preservarla? Poiésis, 1(26). https://doi.org/10.21501/16920945.1000
Mijares Luna, L. (2016). Liderazgo intersubjetivo: hacia una emancipación educativa. Ensayos Pedagógicos, 11(1), 73-85. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ensayospedagogicos/article/view/8475/9665
Muhr, T. y Friese, S. (2004). User’s manual for ATLAS.ti 5.0 (2a. ed.). Berlín. Scientific Software Development. http://atlasti.com/manual.html
Otzen, T. & Manterola, C. (2017). Técnicas de muestreo sobre una población a estudio. International Journal Morphology, 35(1), 227-232. http://www.intjmorphol.com/wp-content/uploads/2017/04/art_37_351.pdf
Paladino, M., Debeljuh, P. & Bosco, P. (2005). Integridad: respuesta superadora a los dilemas éticos del hombre de empresa. Journal of Economics, Finance and Administrative Science, 10(18-19), 9-37. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360733600001
Pantoja, C. (1992). En torno al concepto de vocación. Educación y Ciencia, 2(6), 17-20. http://www.educacionyciencia.org/index.php/educacionyciencia/article/view/46/pdf
Rodríguez, M. & Serralde, M. (1990). Asertividad para negociar. Mc-Graw Hill.
Rojas, R. (2013). El liderazgo comunitario y su importancia en la intervención comunitaria. Psicología para América Latina, (25), 57-76. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2013000200005
Silva, F., Gandoy, F., Jara, C. & Pacenza, I. (2015). Liderazgo del docente y niveles de empoderamiento de los estudiantes en un seminario de prácticas comunitarias de una universidad pública argentina. Cuadernos de Administración, 31(54), 68–79. https://cuadernosdeadministracion.univalle.edu.co/index.php/cuadernos_de_administracion/%20article%20/view%20/9
Soto, F. & Acevedo, C. (2010). Un líder ético para el cambio. Revista de Ciencias Sociales, 16(4), 642-653. https://www.redalyc.org/pdf/280/28016613007.pdf
Toscano, M. (2017, 15 de enero). Max Weber: la convicción y la responsabilidad. Letras Libres. https://www.letraslibres.com/espana-mexico/revista/max-weber-la-conviccion-y-la-responsabilidad
Van der Hofstadt Román, C. (2005). El libro de las habilidades de comunicación. Editorial Díaz de Santos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
La rivista consente all'autore (s) di mantenere i diritti di pubblicazione senza restrizioni.
Le journal permet à l'auteur (s) de conserver les droits de publication sans restrictions.
The journal allows the author (s) to retain publication rights without restrictions.
La revista le permite al autor(es) retener los derechos de publicación sin restricciones
Die Zeitschrift ermöglicht es dem / den Autor (en), Veröffentlichungsrechte ohne Einschränkungen zu behalten.
A revista permite que os autores mantenham os direitos de publicação sem restrições.