Narrativas que hacen posible pensar na educação como um derecho humano na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.24142/raju.v15n31a15Palavras-chave:
Educação, Direito humanas, Lutas sociais, Colonialismo, Legislação educacional, Modelo neoliberal, mercantilismo colonialista, captura de Estado, capital humanoResumo
Propõe-se investigar o contexto atual da educação como problema na Colômbia, refletindo sobre a situação gerada pelas lutas sociais que buscam garantir a educação como um “direito humano”, no quadro de condicionamentos impostos pelos gestores políticos do sistema jurídico neoliberal, de modo que “educação” não tem esses atributos. Aparentemente no contexto do pretexto educativo como serviço legislam-se e conspiram-se os interesses e as justificações de quem se beneficia da qualificação eficiente e rentável do “capital humano” do estabelecimento. Buscando analisar tal situação, esta reflexão começa com as seguintes questões: É possível na Colômbia pensar no gozo pleno do direito à educação? É possível pensar a educação como um direito que não depende da lei de mercado? Em que noções de educação se refugiam os que defendem a luta pela educação como um direito?
Referências
Arias Trujillo, R. (2009). La Iglesia católica colombiana durante el siglo xxi. Istor, X(37), 48-80. http://www.istor.cide.edu/archivos/num_37/dossier4.pdf
Baquero Muñoz, J. C. (2020). El gremio artesanal durante la Regeneración en Colombia. Participación política, luchas y resistencias en el siglo xix-xx. Universidad Pedagógica Nacional.
Benner, D. (1991). La capacidad formativa y la determinación del ser humano. Educación. Colección semestral de aportaciones alemanas recientes en las ciencias pedagógicas, (43), 87-102.
Constitución Política de Colombia. (1991). Gaceta Constitucional n.˚ 116. http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/constitucion_politica_1991.html
Degl’Innocenti, M. (2013). Educación, escuela y pedagogía. https://primerotercerapep19home.files.wordpress.com/2019/06/5.-resumen-innocenti.pdf
Delors, J. 1996. La educación encierra un tesoro. Informe a la Unesco. Comisión Internacional sobre la Educación para el siglo xxi. Ediciones Unesco.
Fernández Ruiz, J. (1995). Derecho administrativo (servicio público). Porrúa; Universidad Autónoma de México.
Fernández Fernández, B. (2009). La educación popular en las luchas por los derechos humanos en América Latina. Estrategias pedagógicas y metodológicas. Educación de Adultos y Desarrollo, (72). https://www.dvv-international.de/es/educacion-de-adultos-y-desarrollo/ediciones/ead-722009/contribuciones/la-educacion-popular-en-las-luchas-por-los-derechos-humanos-en-america-latina
Gentili, P. (2005). El derecho a la educación. Educación y Ciudad, (9), 73-88. https://revistas.idep.edu.co/index.php/educacion-y-ciudad/article/view/204
Hurtado, M. F. (2019, 15 de septiembre). Panorama de la educación en Colombia y el mundo. El Nuevo Siglo. https://elnuevosiglo.com.co/articulos/09-2019-panorama-de-la-educacion-en-colombia-y-el-mundo
Lerma Carreño, C. (2007). El derecho a la educación en Colombia. Fundación Laboratorio de Políticas Públicas.
Naciones Unidas. (1945). Carta de la ONU. https://www.un.org/es/about-us/un-charter
Nussbaum, M. C. (2012). Crear capacidad: propuesta para el desarrollo humano (A. Santos Mosquera, trad.). Paidós.
Piaget, J. (1972). A dónde va la educación. Editorial Teide.
PNUD (2016). Informe Nacional de Desarrollo Humano Guatemala. http://desarrollohumano.org.gt/desarrollohumano/concepto/#:~:text=El%20Desarrollo%20Humano%20es%20un,con%20sus%20necesidades%20e%20intereses
Salaverría, F. (2014, 8 de septiembre). Para la OCDE, Colombia es el que menos gasta en educación básica en América Latina. La República. https://www.larepublica.co/globoeconomia/para-ocde-colombia-es-el-que-menos-gasta-en-educacion-basica-en-america-latina-2165641
Silva, R. (2016) La universidad colombiana en el siglo xix. Revista Credencial. http://www.revistacredencial.com/credencial/historia/temas/la-universidad-colombiana-en-el-siglo-xix
Zuleta, E. (1985). Sobre la guerra. Sobre la idealización en la vida personal y colectiva. Universidad del Valle; Procultura.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edison Villa Holguin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
La rivista consente all'autore (s) di mantenere i diritti di pubblicazione senza restrizioni.
Le journal permet à l'auteur (s) de conserver les droits de publication sans restrictions.
The journal allows the author (s) to retain publication rights without restrictions.
La revista le permite al autor(es) retener los derechos de publicación sin restricciones
Die Zeitschrift ermöglicht es dem / den Autor (en), Veröffentlichungsrechte ohne Einschränkungen zu behalten.
A revista permite que os autores mantenham os direitos de publicação sem restrições.




































